Vamos falar sobre orientação solar?

23/05/2022, 20:35

Você decide que precisa mudar de imóvel e mais que de repente começam as dúvidas sobre a incidência de sol, principalmente aqui na região sul onde temos um inverno rigoroso, com uma umidade bem acentuada na cidade de Pelotas e o verão com altas temperaturas. Por isso, um fator importante a ser levado em consideração é a posição solar do apartamento ou casa que você vai adquirir. Vamos descobrir se vai ter sol no seu novo imóvel!? 

Por que escolher um imóvel com incidência de sol? A pergunta pode ter várias respostas, entre elas, a iluminação natural que melhora a qualidade de vida, afinal quem não gosta de “lagartear no sol” comendo uma bergamota?! O sol também ajuda a conter o mofo, aumentando a vida útil dos móveis, já que dispersa a umidade do imóvel, dentre outros. Por isso, é importante que você conheça a posição solar que vai configurar os ambientes do seu novo imóvel.

Mas afinal como saber onde é o sol nascente e poente dentro de um imóvel? Alguns celulares já vêm com o aplicativo de bússola, mas se o seu não tiver essa disponibilidade, você pode baixar app’s que vão te ajudar nessa finalidade; observar os raios de sol, no momento que você for visitar o imóvel que pensas em adquirir, é outro fator que pode ajudar, por isso, nunca deixe de perguntar ao corretor que está conduzindo sua visita sobre a posição solar.

Uma outra dica é identificar o sol nascente (leste) ou poente (oeste).Quando as visitas são realizadas no turno da manhã, você pode observar que os raios solares batendo às janelas é o sol nascente, este terá, em média, pelo menos 4 horas de iluminação solar direta. Agora, se a visita for pela tarde e você observar os raios solares refletindo diretamente ao imóvel, significa dizer, que este imóvel recebe o sol poente, privilegiando o local com o sol da tarde. Geralmente, dormitórios voltados para essa face solar, conservam maior temperatura à noite, por exemplo.

 

Outra questão interessante, que muitos imóveis possuem mais de uma face solar. Aqui na nossa região, os imóveis voltados para o norte são os mais procurados, isso se deve a maior incidência solar durante o dia que conserva o conforto térmico dentro do imóvel. Já os imóveis com face voltada ao sul costumam ser mais frescos e com menos incidência de iluminação natural. Os imóveis com face oeste recebem a maior incidência de sol pela tarde e costumam manter o calor por maior tempo. Por fim, os imóveis com face leste são também privilegiados do sol da manhã, mas estes mantêm o calor de forma mais moderada. Em regra, as construções priorizam as áreas de menor permanência (área de serviço, cozinha, garagem...), voltadas para o sul e áreas de maior permanência (salas, dormitórios...) voltadas à outras coordenadas.

 

Devemos ainda considerar a estação (verão, primavera, outono, inverno) em que estamos visitando o apartamento ou casa à venda, isso porque devido à movimentação solar (solstícios e equinócios) a variação do sol influenciará na sua incidência.

Ta bem Elis! Falou... falou, mas não respondeu à pergunta: vai ou não vai ter sol no meu imóvel? Depende, depende...Por isso a visita ao imóvel é muito importante, inclusive mais de uma, e em diferentes turnos, pois a posição solar é um ótimo referencial, mas você terá que observar outros critérios independentes, como as edificações construídas ao redor do imóvel, a arborização, vias, pois esses fatores podem ser influenciadores diretos na incidência de sol no imóvel. Além disso, você deve se perguntar: o que é mais importante para mim e minha família? Um imóvel mais “fresquinho” no verão ou mais confortável no inverno? Qual sistema de aquecimento/arrefecimento dos ambientes vou utilizar? Gosto de abrir as janelas para arejar ou prefiro manter fechadas? Você pode notar que são “n” fatores que devem ser observados no quesito posição solar, e estes vão variar de acordo com o gosto pessoal. Então me diga você: qual posição solar você prefere?

Aqui na Moysés Imóveis temos o imóvel na posição solar perfeita para você! Clique e confira nossos imóveis à venda em Pelotas.

 

 

  Texto: Elizangela Medeiros
  Revisão: Eduardo Katz e Luzia Balladares
  Arte: Danielle Lima

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Para saber mais, acesse a nossa Política de Privacidade