Você conhece os tipos de imóveis a venda?

01/03/2021, 12:47

  • Tipos de casa: Sobrado, térrea, bangalô, geminada, mansão e muitas outras, são os subtipos da nomenclatura casa, que possuem variação de acordo com o tipo de construção, arquitetura, posição no terreno, andares, tamanho entre outros aspectos.




Sobrado é um dos tipos de casa mais procurados, são caracterizados por possuir dois pavimentos onde o terreno seja bem aproveitado e a construção fique ampla sem ocupar tanto espaço de lote, possibilitando assim a composição de pátio com jardim, piscina, etc.



Já a Térrea e o bangalô são compostos de um pavimento único, sendo os bangalôs aqueles que em regra tem um avarandado e são mais comuns em regiões praianas ou montanhosas.  Os bangalôs são residências procuradas por pessoas buscam um imóvel para lazer, já as térreas são as mais buscadas por pessoas acima de 60 anos ou mobilidade reduzida e famílias com filhos pequenos.



O prédio aqui da Moysés Imóveis é em uma casa geminada localizada no centro de Pelotas. Este tipo de imóvel caracteriza-se pela união por uma parede entre duas casas, chamamos de casa espelho, pois um lado é reflexo do outro. Geralmente este tipo de residência é encontrado em construções mais antigas ou em condomínios pequenos de pequeno e médio porte, pois o custo de aquisição do imóvel acaba sendo em regra mais baixo que outras opções.



As mansões são imóveis de luxo e com áreas construídas maiores, com características robustas e em terrenos de porte médio e grande. São procuradas por famílias grandes que gostam de receber visitas e aproveitar a casa para eventos sociais.



Por sua vez as Edículas ou meia água são casas construídas no final de um terreno, onde geralmente possuem uma casa principal na frente e a edícula aos fundos. Este tipo de imóvel é pouco procurado e seu público principal são aqueles que buscam imóvel para duas famílias no mesmo lote ou onde busca-se aproveitar o ambiente para salão de festas, oficinas, lavanderias, etc.

  • Tipo Apartamento: A maior diferença entre os tipos são a área privativa e as comodidades do oferecidas pelo condomínio. Dentre eles estão o apartamento padrão, Loft, Studio, Flat, Kitnet ou Quitinete, Cobertura, duplex ou triplex.



Apartamentos padrão são geralmente distribuídos em unidades de um, dois ou três dormitórios, nas construções atuais a maioria destes possuem pelo menos uma suíte e podem contemplar garagem ou não. 



Vamos falar destes acrescidos do Flat, estas tipologias são conhecidos por sua área menor e devido a possuir um ou mais ambientes integrados, sendo que no Flat encontramos a oferta de serviços por uso e até mesmo máquinas para venda de snacks, doces e bebidas no interior do edifício, para atender os moradores e por este motivo são semelhantes a um hotel.

Lofts e Studios já foram assuntos aqui em nosso blog se desejar descobrir sobre a diferença é só clicar aqui.



Cobertura é um apartamento no último andar de um edifício residencial, é o sonho de moradia de muitas famílias, dentre os motivos mais elencados estão a segurança, privacidade, status, áreas espaçosas, vista de uma região ou cidade, a maioria com piscina e espaço de convivência privativo. A oferta deste tipo de apartamento é escassa e quando as que estão disponíveis fazem jus à exclusividade de morar em uma cobertura.



Já quando o apartamento é composto por 2 ou três andares chamamos de duplex e triplex. A primeira questão que chama a atenção são as áreas privativas maiores o que proporciona mais espaço para a família, além de separar por andar a área íntima da área social.

  • Imóveis comercias: aqui também encontramos diversas nomenclaturas entre elas sala comercial, loja, casa ou prédio comercial, galpão/depósito.



Sala Comercial são unidades compostas geralmente de uma sala e banheiro social em um edifício comercial. Sua utilidade é ampla, tanto para escritório de advocacia, consultórios médicos, dentistas, contadores, engenheiros, entre outros profissionais liberais, apesar do home Office ter se popularizado no ano de 2020 a demanda por salas comerciais existe e amplia-se para edifícios que cuidam de questões de segurança, conforto e higiene.



As Lojas são espaços de fácil acesso e visibilidade do público e geralmente localizado em pavimento térreo, em shopping, galerias ou ruas de grande fluxo.



A Casa ou prédio comercial é um imóvel geralmente destinado as mais diversas atividades empresariais. Enquanto o prédio é bastante utilizado por grandes empresas a casa comercial é destinada a negócios pequenos ou médios e muitas vezes de gestão familiar.



Já o tipo galpão/depósito são espaços destinados à depósito e armazenamento de diversos produtos e estoques, geralmente localizados em vias de fácil acesso e que possua área apropriada para caminhões carregarem e descarregarem.

  • Terreno é uma área de terra destinada à construção de imóveis sendo possível a edificação de uma casa, prédio ou o desmembramento, sempre de acordo com a orientação do plano diretor de cada cidade.

Quando ocorre o desmembramento (divisão em partes), geralmente com metragens assemelhadas, é o que chamamos de lote
Outra curiosidade sobre este tipo de imóvel é o valor do Imposto predial e territorial urbano (IPTU) que costuma apresentar alíquota superior dentre as tipologias anteriormente descritas.


Já sabe qual é o imóvel que tu procura? Clica na foto abaixo que a gente te ajuda a achar um para chamar de seu!


 Texto: Elizangela Medeiros
 Revisão: Eduardo Katz e Isabela Mattos
 Arte: Júlia de Lima

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Para saber mais, acesse a nossa Política de Privacidade